sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Mais longe

Às vezes, certas coisas e/ou situações nos parecem simples, à primeira vista. Tenho percebido isso com o tempo e com as pessoas que vejo. [O engraçado é que aprendizado é algo que pode demorar um pouco a ser notado!] A gente vive diferentes situações a cada dia, lida com emoções, pensamentos, reações, comportamentos. A gente vai aprendendo e nos moldando, daí a gente ganha prática. E, needless to say, experiência.

O fato é que-- a coisa mais nova que eu tive o prazer (ou desprazer: isso me persegue agora) de descobrir foi a mágica da psicanálise. Não a encare como um termo psicológico, mas como algo interessante a ser lido. Um professor meu costumava dizer que "exemplos clareiam tudo" e então dou-lhes um exemplo para que o que eu digo faça sentido (tomara!):

Minha mãe diz: Thalia, vamos à festa daquela moça que morava com o seu avô quando pequeno?
Eu digo: Ah mãe...... (pausa) Tô cansada, vou não.
Minha mãe diz: Tudo bem então.

A situação finaliza aí mesmo. Não menti, estava realmente cansada. Mas pouco tempo depois, parei e refleti. Por que será que eu realmente não quis ir? Estar cansada foi o real motivo causador da minha indisposição? E então começa a turbulenta atividade na minha cabeça. Passa mais um tempo e eu concluo, para mim mesma: "Cara, eu posso até estar cansada, mas eu não quis ir mesmo porque aquela velha é muito chata!".

Admiti para mim mesma a real origem da minha prévia atitude. Não comentei isso com minha mãe. Foi tudo processado mentalmente, em questão de minutos. Revelei-me para mim mesma. E isso é incrivelmente mágico. E inspirador. Faz com que você seja mais honesto com si mesmo. Faz com que você drible as mensagens instantâneas do inconsciente... (sou leiga: não entendo de Psicologia)... mas é algo fascinante. Questionar-se é fantástico.

Sim, Thalia, e o resultado disso tudo? Bem, eu diria que eu me sinto mais conectada ao meu interior, como se eu me conhecesse melhor. Seja lá qual for a consequência disso, conhecer a si mesmo não é algo ruim, é? Enfim, da próxima vez que eu quiser a ajuda de um namorado, por exemplo, direi: "Me ajuda aqui por favor?" ao invés de "Ah...você tá ocupado né...?"

Um comentário:

Clah disse...

Amiga, vc eh foda!!! Praticamente uma Clarice hahahaha
Mas eu vim aki pra agradecer por todas as palavras de carinho q vc tem me dado... vc sabe sempre o q dizer, eh incrivel... parece ateh uma pessoa q eu conheço hahahaha (!!!!)
Enfim, te amo
Nosso blog tah lindo... Viu q mudei a foto???
Quanto à psicanalise... Nao sei se te contei q to fazendo análise?!?! Mas isso não eh pra ser discutido aki no blog neh hahahaha depois te conto... mas acho q te contei sim...qd li esse texto, lembrei de mim msm... Tah vendo como vc eh fodona, Thalia Lispector... rs


Amo vc demaaaaaaaaaaisss!!!